Maurício Azeredo - Do particular ao universal
Maurício Uieda

Maurício Azeredo -
A construção da identidade brasileira no mobiliário

Adélia Borges
, São Paulo, 1999
fotos: Rômulo Fialdini

Maurício Azeredo possui uma história muito diversa dos seus contemporâneos. Arquiteto formado pelo Mackenzie, deixa a metrópole São Paulo, o centro irradiador de cultura, como muitos ainda insistem em classificá-la, para viver na pequena Pirenópolis, a 150km de Brasília. Lá desenvolve seu trabalho de pesquisa e de projeto com madeiras brasileiras. Cidade histórica da era do ouro de Goiás, Pirenópolis presencia diariamente o desenvolvimento de uma obra densa que busca a nossa identidade brasileira. Identidade construída não por dados de uma pesquisa acadêmica tradicional, mas do contato cotidiano com as pessoas que a constroem : nós mesmos.


ferramentas indígenas

De lá saem cadeiras, mesas, bancos. De lá saem também reinados e congadas, choros e chorinhos, babalorixás, combogós. O simples ato de sentar tornado vivência da cultura brasileira, da história do nosso povo. O sentar-se à mesa em travar contato com a nossa própria identidade.
Adélia Borges conduz com propriedade a exploração por entre os trabalhos de Maurício Azeredo, pontuando com comentários de profissionais como Marcelo Ferraz, Edgar Graeff, Miguel Pereira e Burle Marx, entre outros. Todavia todos os depoimentos colhidos são de profissionais consagrados, como que avalizassem a relevância do trabalho de Azeredo. Relevância inegável, diga-se de passagem.


banco ressaquinha - 1988

O esmero do trabalho do fotógrafo Rômulo Fialdini também merece destaque. Os móveis fotografados não são apenas documentados pelas fotos mas sim, se tornam legíveis, requalificando-os.
Da pequena Pirenópolis no interior de Goiás, da produção artesanal, a busca da identidade brasileira. Como já disseram certa vez, no universo da cultura, o centro está em toda parte.


cadeira taboa - 1996

 

 


   
 

© ponto 1999 | www.ponto.org | 4 | index | extra | lista | cadastro | webmaster@ponto.org