Maurício Nogueira Lima
Recife 1930 - Campinas, SP 1999

Um excelente professor, arquiteto e artista plástico. Assim será lembrado Maurício Nogueira Lima, que veio a falecer por problemas de saúde aos 68 anos de idade na cidade de Campinas.

Para aqueles que o conheceram, seja pelas suas aulas ou pelos inúmeros trabalhos voltados para a Arte Concreta no Brasil, ficará a lembrança inestimável deste grande profissional que dedicou sua vida às artes plásticas e também ao ensino ministrado durante vários anos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Professor de Programação Visual daquela faculdade, Nogueira Lima era excêntrico em suas aulas, pois não se continha a apenas ensinar o básico, mas sua sabedoria versava até os mais variados campos do conhecimento, que com muito carisma eram passados aos seus alunos. Formado também pela FAUUSP, em suas aulas já mostrava aos alunos os caminhos para se tornarem arquitetos, dizendo que desde do início do curso os alunos já deveriam se preocupar em visitar obras em fase de construção e se ater aos conceitos deste arte tão necessária a formação de qualquer arquiteto.

Mas em sua vida preferiu optar pelo caminhos da artes plásticas (caminho esse que não deixa de ser tão árduo quanto o do arquiteto), e no início de sua carreira integrou, junto com outras personalidades do mesmo período, o grupo de arte concreta "Ruptura", em 1953. Apartir desta data sucedeu-se um vida voltada ao estudo da arte e da pintura, onde extraiu obras cujo caráter expressam o sóbrio talento de sua personalidade e a energia vibrante das cores em suas telas ou murais; em que se nota a forte presença da geometria diluída em temas que remetem à arquitetura e à cidade, devido em certa parte pela formação e influências que teve com aluno e professor da FAUUSP.

"Maurício Nogueira Lima é um pintor de requintada sensibilidade cromática. Maurício em geral usa a cor para dar uma intensidade maior ao presente tomado em si, não como coroamento do passado. A temporalidade de Maurício é antibarroca." Mário Schenberg, 1966

Participou de várias exposições no decorrer de sua carreira que comprovam a sua habilidade para o ofício e influenciou muitas gerações seguintes com suas obras singulares. Para os alunos e para a arte brasileira uma perda insubstituível deste grande artista, que muito contribuiu para fomentar um pensamento vivo de discussões e debates e também no engrandecimento e prática de uma arte que se insere na história das artes plásticas deste país.

Fica, portanto, registrada esta modesta homenagem de Ponto e dos alunos da FAUUSP ao professor, arquiteto e artista Maurício Nogueira Lima, que muito nos cativou pelo entusiasmo de suas aulas e pela sensibilidade de seu trabalho artístico e profissional.

 

© ponto 1998 | www.ponto.org | 3 | index | extra | lista | cadastro | webmaster@ponto.org